Seja bem-vindo
Maceió,25/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Alagoas bate recorde de inscrições na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)

tvalagoas.com.br
Alagoas bate recorde de inscrições na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)

Alagoas teve recorde de inscrições na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). De acordo com dados da coordenação estadual, foram 20.398 estudantes inscritos de 102 escolas estaduais, municipais e federais, o que faz do estado a quinta unidade da federação com o maior número de participantes em todo o país. As provas estão marcadas para os dias 20 de agosto (1ª fase) e 23 de novembro (2ª fase).

Publicidade
Destes, 17.592 estudantes e 85 escolas são da rede estadual - o que responde por 86% dos inscritos e 83,3% das unidades de ensino cadastradas na olimpíada. As escolas estaduais também figuram entre as instituições com maior número de alunos: Theotônio Vilela Brandão, de Maceió, com 1.368 alunos; Santos Dumont, de Rio Largo, com 845 inscritos; Professor José Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, com 800; Manoel Simplício, de Maceió, com 699 e Nezinho Pereira, de Inhapi, com 605 inscritos.

CRESCIMENTO Quando comparadas as edições 2023 e 2024, também se registra crescimento. Foram 2.806 estudantes a mais inscritos, o que significa um aumento de 16% entre um ano e outro. Já em relação às instituições de ensino, houve um aumento de 19 escolas, um crescimento de 23% no intervalo de um ano.

E quando se leva em conta os números da rede estadual, o crescimento é igualmente surpreendente: 2.037 estudantes a mais – aumento de 13% - e um acréscimo de 15 escolas entre um ano e outro – expansão de 21,4% de 2023 para 2024.

AVALIAÇÃO

O coordenador estadual da OBFEP em Alagoas, professor Samuel Teixeira, do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) , comemora o aumento no quantitativo de inscrições.

“A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela ciência, em geral, e pela Física em particular. Consideramos esse número de inscritos um grande sucesso e isso só foi possível graças ao apoio da Secretaria de Estado da Educação junto às escolas e aos professores. Esta grande adesão da rede estadual também mostra a importância da OBFEP, destacando-a entre as principais olimpíadas de conhecimento no estado de Alagoas”, avaliou.

O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, também faz uma avaliação positiva das inscrições. “Parabenizamos as escolas e os professores pelo engajamento. Nos últimos ano, Alagoas sempre tem figurado entre os primeiros lugares no ranking de estados que mais inscrevem alunos na OBFEP. Isso ajuda a desmistificar a ideia de que a física, é difícil, é decoreba. Ela está presente no dia a dia, nos fenômenos que vivenciamos em nosso cotidiano e isso faz com que a aprendizagem se torne mais fácil”, destacou.

A OBFEP

A OBFEP é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e é direcionada para estudantes de escolas estaduais, municipais e federais do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio, além de seus respectivos correspondentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As provas da edição 2024 estão marcadas para os dias 20 de agosto (1ª fase) e 23 de novembro (2ª fase).




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.